Des Agro 4.0
O projeto Des Agro 4.0, cofinanciado através do FEDER e promovido pela DOLMEN, RUDE, UTAD e IPCB, tem como principal propósito dotar as PME do setor agroalimentar e agroindustrial dos territórios do Douro Verde e da Cova da Beira com competências e conhecimento que as tornem aptas a adotar e incorporar na sua atividade modelos de negócio inteligentes, ou seja, baseados e sustentados na designada Internet of Things (IoT) ou, de uma forma mais geral, na Indústria 4.0, nomeadamente as que representem um apoio à tomada de decisão. Tal reveste-se de uma importância ímpar face à constante intensificação de competitividade num mercado cada vez mais exigente, criando desafios que só serão ultrapassados e capitalizados por empresas qualificadas, abertas à inovação e aptas a integrá-la da forma mais astuta e ajustada à sua realidade infraestrutural, económica e comercial, aumentando a produtividade ou reduzindo os custos da sua atividade.
A este facto acresce a progressiva consciencialização, transversal a toda a sociedade, acerca da importância da sustentabilidade ambiental e da adoção de práticas produtivas que reduzam a sua pegada ecológica, podendo a Indústria 4.0 contribuir para tal fenómeno face à capacidade que possuem em gerir e aproveitar os recursos naturais de forma mais eficiente. Estes métodos produtivos proporcionam, ainda, um excelente cartão de visita às empresas que os implementam no seu negócio, podendo as mesmas transmitir uma imagem “ecológica”, facilitando, deste modo, a promoção e divulgação dos produtos comercializados, assim como a fidelização dos clientes.
Constata-se que o setor agroalimentar e agroindustrial no território do Douro Verde e da Cova da Beira, constituído este por vários subsetores, é predominado por PME que possuem adoção deficitária de sistemas de apoio à tomada de decisão, cujos empresários desconhecem a existência de tecnologias com este cariz aplicáveis à realidade da sua empresa e capazes de conferir uma maior competitividade e rentabilidade à mesma. Deste modo, é frequente demonstrarem alguma resistência à sua adoção, dando primazia a técnicas tradicionais de produção e gestão empresarial. Prevalece a noção generalizada de que as tecnologias da Indústria 4.0 se destinam exclusivamente a empresas de grandes dimensões com um volume de negócios muito elevado. Este panorama pouco favorável é exacerbado pela considerável fragmentação evidenciada nos vários subsetores de relevância para as sub-regiões em estudo, juntamente com o setor académico, dificultando a transmissão de conhecimento acerca deste tipo de tecnologias e ocorrendo, assim, um desaproveitamento que é imperativo reverter.


Objetivos do Projeto
O projeto Des Agro 4.0 pretende colmatar as falhas identificadas no setor, combatendo o desconhecimento das PME dos territórios visados acerca de tecnologias aplicáveis aos seus negócios e à sua dimensão económica e fomentando o setor agroalimentar e agroindustrial a aderir e implementar uma intensa componente de tecnologia avançada.
Agricultura 4.0
A Agricultura 4.0 centra-se, essencialmente, em:
- Gestão baseada em dados
- Produção a partir de novas ferramentas e técnicas
- Sustentabilidade
- Profissionalização
- Monitorização de produções agrícolas
- Aumento de produtividade
- Redução de desperdícios
- Redução de custos

